Fique Ligado

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

NEGÓCIO DA CHINA ?

Este Subtítulo gerou controvérsias, assim, só comentei o que considerei válido, para futuras referências ! ( Somel Serip)
  • PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS COMPROVADOS:

      Fundamento:
Um governo tem que deixar de lado a hipocrisia quando toca neste assunto, um criminoso não pode ser tratado como celebridade. Criminosos reincidentes já tiveram sua chance de mudar e não mudaram, portanto, não merecem tanto empenho do governo, nem a sociedade honesta e trabalhadora merece conviver com tamanha impunidade e medo. Citou alguns exemplos bem claros: Maníaco do parque, Lindeberg, Suzane Richthofen, Beira Mar, Elias Maluco, etc. Eliminando os bandidos mais perigosos, os demais terão mais receio em praticarem seus crimes. Isso refletirá imediatamente na segurança pública do país e na sociedade, principalmente na redução drástica com os gastos públicos em segurança. A longo prazo isso também reflete na cultura e comportamento de um povo.






Minha Opinião :

1 - Custódia Prisional Seletiva para aplicar a ação corretiva ou mantenedora apropriada à Categoria Criminal Agrupada;



2 - Para permanecer sob as projetadas condições de Custódia do Grupo, cada Detendo terá que desenvolver atividades para a sua auto-sustentabilidade prisional, sem com isto reduzir o tempo de sua condenação. Caso contrário, como penalidade, ficará isolado sob segurança máxima com acréscimo no período penal;

3 - Todo  Sistema Prisional com trâmite jurídico digital e com visitações restritivas sob segurança máxima e monitoramento permanente, por agentes públicos com sua individualidade preservada ao máximo e

4 - Como premiação ao bom comportamento em custódia, ao alcançar um terço do Período de Condenação, o Detendo poderá ser categorizado como sendo de menor periculosidade, o que lhe proporcionará condições prisionais mais amenas, porém sem redução do se tempo de condenação.


  • PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS


      Fundamento:


É estarrecedor, saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria. Porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria. O Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção. Portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada. Na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 5 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.
Minha Opinião :


















1- Pelos dados atualizados de 2012, posso afirmar que o Brasil não possui o 2º maior índice mundial em Corrupção, felizmente ! Ele, surpreendentemente, ficou com o índice médio, em melhores condições, portanto, do que o Pais , China, de quem sugeriu estas soluções. Mas,mesmo assim, concordo que o Brasil alcançou um nível de corrupção insuportável !


2 - O Sistema Eleitoral Politico - SEP , órgão subordinado ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE, tem que ser REESTRUTURADO com base no que  for estipulado pela opinião popular e, não, no que o Setor Político quiser;


3 - Esta Reestruturação tem que criar um FILTRO ao acesso da Candidatura Eletiva. Cada Cargo Político Eletivo exige determinada Qualificação Política para que no cumprimento de seu mandato possa haver Eficiência Executiva, Ética Política e Civismo;


4 - Durante a Reestruturação do SEP, tem que ser contituído um "Conselho Regulador da Atividade Política - CRAP" com atribuições para: Gerenciar o Sistema de Ensino Especializado em Política; Registrar as Certificações Políticas; Gerenciar a Habilitação Política e Fiscalizar, com amplos poderes, o cumprimento do Mandato Político Outorgado e
5 - Criar uma Ouvidoria Pública, Especifica do Setor Político, estruturada para investigar denúncias e agir as apropriadas providencias.



QUINTUPLICAR O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO

Fundamento:
Um país que quer crescer precisa produzir os melhores profissionais do mundo e isso só é possível quando o país investe no mínimo cinco vezes mais do que o Brasil tem investido hoje em educação, caso contrário, o país fica emperrado. Aqueles que poderiam ser grandes profissionais, acabam perdidos no mercado de trabalho por falta da base que deveria prepara-los. Com o tempo, é normal a mão de obra especializada passar a ser importada, o que vem ocorrendo a cada vez mais no Brasil, principalmente nos últimos cinco anos, quando o país passou a crescer em passos mais largos.

Minha Opinião :

Tal ritmo imposto está, totalmente, contrário aos interesses da Nação, pois o Povo Brasileiro não foi, e não está, conveniente, preparado para tal !
O que vem ocorrendo é a Depredação do seu território por interesses contrários à sustentabilidade nacional.


Lógico que o Ensino Público tem que ser Reestruturado e para início de conversa, o Governo Federal terá que ter, constitucionalmente, a atribuição de Administrar Diretamente, o Pré-Natal, a Creche e o Ensino Fundamental, de forma PADRONIZADA e almejando a excelência, em Todos Municípios Brasileiros.






Fundamento:
A China e outros países desenvolvidos como os EUA já comprovaram que o crescimento do país não necessita da exploração das suas indústrias e empresas em geral. Bem pelo contrário, o estado precisa ser aliado e não inimigo das empresas, afinal, é do trabalho destas empresas que o país tira seu sustendo para crescer e devolver em qualidade de vida para seus cidadãos. A carga tributária do Brasil é injusta e desorganizada. Enquanto não houver uma mudança drástica, as empresas não conseguirão competir com o mercado externo e o interno ficará emperrado como já é.

 REDUÇÃO DE PELO MENOS 80% DOS SALÁRIOS DOS POLÍTICOS BRASILEIROS:

Fundamento: 
O Brasil tem os políticos mais caros do mundo. Isso ocorre pela cultura da malandragem instalada após a democracia desorganizada que tomou posse a partir dos anos 90 e pela falta de regras no quesito salário. O político precisa entender que é um funcionário público como qualquer outro, com a função de empregar seu trabalho e seus conhecimentos em prol do seu país e não um “rei” como se vêem atualmente. A constituição precisa definir um teto salarial compatível com os demais funcionários públicos e a partir dai, os aumentos seguirem o salário mínimo padrão do país. Na China um deputado custa menos de 10% do que um deputado brasileiro. A revolta da nação com essa balbúrdia com o dinheiro público, com o abuso de mega-salários, sem a devida correspondência em soluções para o povo, causa ainda mais prejuízos ao estado. Pois um povo sentindo-se roubado pelos seus líderes políticos, perde a percepção do que é certo, justo, honesto e honrado.
 DESBUROCRATIZAÇÃO IMEDIATA:

    Fundamento: 
 O Brasil sempre foi o país mais complexo em matéria de negociação. Segundo Wen, a China é hoje o maior exportador de manufaturados do mundo, ultrapassando os EUA em 2010.

Sem nenhuma dúvida, a China e os EUA consideram o Brasil, o País mais burocrata, tanto na importação, quanto exportação, além é claro, do seu mercado interno. Para tudo existem dezenas de barreiras impedindo a negociação que acabam, em muitas vezes, barrando o desenvolvimento das empresas e refletindo diretamente no desenvolvimento do país, isso é um caso urgente para ser solucionado.


7) RECUPERAÇÃO DO APAGÃO DE INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS:
Fundamento: O Brasil sofreu um forte apagão de investimentos nos últimos 50 anos, isso é um fato comprovado. Investimentos em infraestrutura, educação, cultura e praticamente todas as demais áreas relacionadas ao estado. Isso impediu o crescimento do país e seguirá impedindo por no mínimo mais 50 anos se o Brasil não tomar atitudes fortes hoje. O Brasil tem tudo para ser um grande líder mundial, tem território, não sofre desastres naturais severos, vive em paz com o resto do mundo, mostrou-se inteligente ao sair ileso da grande crise financeira de 2008, porém, precisa ter a coragem de superar suas adversidades políticas e aprender investir corretamente naquilo que mais necessita.
8) INVESTIR FORTEMENTE NA MUDANÇA DE CULTURA DO POVO:


Fundamento: A grande massa do povo brasileiro não acredita mais no governo, nem nos seus políticos, não respeita as instituições, não acredita em suas leis, nem na sua própria cultura. Acostumou-se com a desordem governamental e passou a ver como normal as notícias trágicas sobre corrupção, violência, etc. Portanto, o Brasil precisa investir na cultura brasileira, iniciando pelas escolas, empresas, igrejas, instituições públicas e assim por diante, começando pela educação patriótica, afinal, um grande povo precisa amar e honrar seu grande país, senão é inevitável que à longo prazo, comecem surgir milícias armadas na busca de espaço e poder paralelo ao governo, ainda mais, sendo o Brasil um país de proporções continentais como é.



   MAIORIDADE PENAL E TRABALHISTA, A PARTIR DOS 16 ANOS (O Mundo está envelhecendo...) :

Fundamento: 
O Brasil é um dos poucos países que ainda possuem a cultura de tratar jovens de 15 a 18 anos como crianças, não responsáveis pelos seus atos, além de proibi-las de oferecer sua mão de obra. Isso é erro fatal para toda a sociedade. Afinal, o Brasil, assim como a grande maioria dos paises, está envelhecendo e precisa mais do que nunca de mão de obra renovada Além do que, essa contradição hipócrita da lei, serve apenas para criar bandidos perigosos, que ao atingirem 18 anos, estão formados para o crime, já que não puderam trabalhar. E buscaram apenas no crime sua formação. Na China, jovens tem permissão do governo para trabalhar normalmente (não apenas como estagiários como no Brasil) a partir dos 15 anos, desde que continuem estudando e, sim, respondem pelos seus crimes normalmente, como qualquer adulto com mais de 18 anos.



 Nota : Este texto foi retirado do Blog do jornalista Joemir Beting da Rede Bandeirantes, segundo Joelmir, o texto não está na íntegra, já que não foi permitida a sua divulgação nos meios de comunicação. Também, segundo o assessor que permitiu o “vazamento” do relatório da conversa com o primeiro ministro chinês, o governo brasileiro optou por não divulgar estas informações por não se tratarem da real missão do primeiro ministro ao Brasil, que era apenas para tratar de assuntos comerciais entre os dois países. Mas como diz Joelmir, para bom entendedor, apenas isso basta, ou seja, não há interesse do governo em divulgar esses fatos. Pois, para o PT e demais governantes, do jeito que o Brasil se encontra é exatamente como eles sempre sonharam: um país em que reina a impunidade política e o povo não tem vez nem voz. Até porque, essa cultura que o sr Wen tanto cita, é exatamente o que poderia causar problemas na atual política brasileira. Portanto, um povo acomodado e que apenas assiste de camarote o corrupto sacar dinheiro do seu próprio bolso é o sonho de qualquer criminoso do colarinho branco.

sábado, 4 de agosto de 2012

Comentário Efetuado

No Blog: Patrulha da Lama


Braga, olá !

Este "acordo" prova, que o Ensino Público em Excelência, se ocorrer, vai demorar, mais que 25 anos para ter inicio no Brasil !

O reajuste mínimo ( para início de carreira ) teria que ser de 45% e o máximo, de 50% !

Qualquer jovem estudante, já sabedor de que a sua autonomia econômica, dependerá, unicamente, da remuneração que for dada pelo seu labor, só conduzirá seus estudos objetivando se qualificar, no âmbito da sua Vocação Profissional, se Ela oferecer uma REMUNERAÇÃO INICIAL, que lhe permita viver dignamente !

Portanto, qualquer programa, que objetive dar Qualidade ao Ensino Público, tem que possibilitar uma vida digna, à quem iniciar a Carreira Pedagógica, tanto no âmbito da Remuneração, quanto no das Condições de Trabalho.

Aliás, para qualquer categoria profissional, a regra de mercado é: quanto maior for a qualidade exigida num serviço, tanto maior terá que ser a remuneração oferecida para a sua mão-de-obra.

Atualmente, em todo o Brasil, o Setor de Ensino Público ( assim como nos de Engenharia, Medicina etc ) apresenta carência de Profissionais, em qualidade e em quantidade. Este fato notório, é decorrente de décadas governamentais, não priorizando os seus investimentos ao Sistema Público de Ensino Básico.

Finalmente, para a criação de um Ciclo Virtuoso que alcance a excelência no Ensino Público Básico, a primeira ação é oferecer uma ótima REMUNERAÇÃO, desde o nível inicial de carreira, aos profissionais envolvidos exclusivamente.

Isto abrirá as portas de acesso ao setor, para que todos os jovens estudantes, com Vocação Pedagógica, se qualifiquem, já em nível de excelência, para constituírem a Primeira Geração Profissional, na nova "Etapa do Sistema".

Lógico, que isto é válido, para qualquer País
que queira progredir, sustentavelmente!

Abraços à todos !
Voto Sempre Nulo.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Vocação Profissional : Seguir ou Não Seguir ?


Quem possui Vocação Profissional, naturalmente, irá se qualificar adequadamente para, depois, ganhar o seu "Pão do Dia-A-Dia" honestamente e sem grandes esforços !

Seguir a vocação profissionalmente é, por vezes, impossível, já que nem todo ofício é valorizado, ao ponto de garantir o sustento do trabalhador. Neste caso, só seguirá a sua vocação natural, quem não depender do trabalho para a sua subsistência.


Tenho um Amigo, cujo pai era empreiteiro de obras, que, desde cedo, sentiu vocação profissional para a Arquitetura, talvez motivada pelo ofício do Pai.
Aos seus 16 anos, a firma do Pai, praticamente faliu.
Então, este meu Amigo, reformulou o seu desejo profissional, pois considerou que a Arquitetura não poderia ser a provedora das suas futuras necessidades financeiras.
Decidiu seguir a Engenharia Civil e, mais tarde, caso pudesse, fazer o tão sonhado Curso de Arquitetura, como complemento profissional.
Acontece que ele, hoje Engenheiro, não conseguiu o complemento, que tanto almejava profissionalmente e, talvez por isto, não sinto a felicidade em seu olhar ...

Portanto, quem consegue se qualificar profissionalmente, seguindo a sua Vocação Profissional, será uma pessoa que trabalhará feliz, mesmo passando por alguma eventual dificuldade monetária.

Considero que a Vocação Política seja a pior para alguém orientar o rumo de sua Formação Profissional !

Como esperar que alguém, que possua Vocação para Política, invista o seu tempo de formação, se qualificando para exercer um determinado cargo político eletivo ?
Afinal, a dificuldade em se eleger é enorme e, pior, nunca conseguir é corriqueiro, diante da grande concorrência de candidatos, seja para qual for o cargo político em pleito !

Agora, convenhamos, se alguém inicia sua formação profissional, se especializando em Política, é quase certo que, se eleito for, o cumprimento do seu mandato será regido pela Ética Política, concorda ?

Se Você concorda, podemos afirmar que sabemos a solução ( embora difícil ) para que o Nosso Brasil se torne uma excelente Nação!

Assim como exigimos que o nosso Dentista possua o Certificado de Habilitação para exercer esta Atividade Profissional, devemos exigir que o Sistema Eleitoral Político - SEP, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, constitua um "FILTRO DE INSCRIÇÃO" para as Candidaturas Eleitorais aos Mandatos dos Cargos Políticos disponibilizados em seus Pleitos Eleitorais.

Ou seja, quem quiser se candidatar ao mandato de determinado Cargo Político, terá que apresentar, no ato de inscrição, o "Certificado de Qualificação Política" que der habilidade ao respectivo cumprimento do Cargo Eletivo almejado!



Abraços à todos !
Somel Serip.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

HELIO BICUDO, Abre o Bico mas não Bica

Visitante, olá !

Transcrevo, na sequência, o artigo, do excelente Web Blog: BLOG DO MARIO FORTES, postado nesta terça-feira, 28 de setembro de 2010, pois isto é muito grave e tem que ser divulgado:







Hélio Bicudo declara: sob a liderança de Lula, “o Brasil pode caminhar para uma ditadura civil”. Vão abaixo algumas de suas declarações:



"...o presidente da República ignora a Constituição, se acha acima do bem e do mal...como presidente ele jurou obedecer às leis do país.



E a Constituição não permite que um presidente da República participe da campanha eleitoral como ele está participando...É crime que leva ao impeachment, mas nem os partidos políticos, nem a sociedade civil movem nenhuma pedra contra isso.



Dilma diz que ela é o Lula. Então as coisas continuarão como estão, com a mesma corrupção, o mesmo manejo da coisa pública.



E acho que não temos democracia, até pela maneira pela qual se conduz a vida pública, onde um grupelho toma conta do governo, pondo nele seus parentes, seus amigos... Não é o governo do povo.



Ele sempre mandou no partido, afastou as lideranças que pudessem competir com ele. É o dono, sente-se acima do bem e do mal.



Ele deixou de representar o povo. Pode até ter o voto do povo, mas representa os interesses daqueles que o comandam....Olha, Lula vive dizendo que a imprensa o prejudica. Eu acho que é o contrário. [...] A imprensa tem ajudado Lula e seus candidatos.




       A T É     Q U A N D O    ?    


HELIO BICUDO, abre o bico mas não bica!


COVARDIA, INCOMPETÊNCIA OU CONCHAVO POLÍTICO?

O que impediu, Ele não ter lavado a sua consciência política, caso Ele tivesse denunciado ao Ministério Público, o ato inconstitucional do Lula, para o decorrente “impeachment”?



Mas, ainda é tempo !



A impugnação de candidaturas pode existir, mesmo após as suas posses!



Abraços à todos !

Somel Serip.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Roubando dos Miseráveis

Comentário feito por:

Brasil Anula Para Reestruturar

                                                                                                       

     Jorge Furtado, olá !

   Achei você muito dócil ao ter escrito :


"...a obrigação mínima de pensar no futuro, e pensar no futuro é pensar em educação. Lula deixaria ao país uma herança inestimável se cuidasse de triplicar, no mínimo, o salário médio dos professores. Para aumentar a chance de que nossos netos tenham um país decente é fundamental incentivar a carreira do magistério, tornar a escola um espaço de invenção e conhecimento, e isso só se faz com bons profissionais, bem remunerados."


   Olhe que isto, foi escrito em setembro de 2008,  já no sexto ano do "governo" Lula !


    E a coisa continuou e você, hoje em dia, quer lhe dar, mais quatro anos ,  para que "ele" deixe "ao país a tal herança inestimável" ?


   Fala à sério !


   Temos é que exigir, de forma firme, inflexível e urgente, que ao Setor de Ensino Público seja dada Prioridade Máxima !


   Dinheiro é que não falta e nem faltou, né ?


   Estou cansado de escutar que nunca na história deste País se roubou tanto quanto neste !


   É tanto dinheiro roubado, que virou banalidade ! 


   É como o fato : "se você vê um rato correndo, na luz do dia, é porque existem mais nove que estão escondidos" !


  O roubo que aparece para o Povo, é só cerca de 10% do que realmente ocorre !


   Você já pensou no por quê não é dada a máxima priorização ao Setor do Ensino Público, pelos "Governantes" ?


  É Jorge, então, continue mantendo esse "Sistema" ao ficar aí, sempre procurando o menos pior, para você lhe dar o seu voto eleitoral ...




    Abraços à todos !
       Brasil Anula Para Reestruturar.
   Gerente Geral CNBVN - Operador



quarta-feira, 17 de março de 2010

Que pena •••
"Eles" estão espalhados no mundo , explorando os territórios alheios e tirando o sangue do povo local, para manter a porcaria de país que é o do coração .

"Eles", embora nasçam num país qualquer e se registrem, então, como naturais dali , o seu coração é da sua verdadeira pátria !  Daí eles se sentirem tão bem ao explorar a terra natal e mandar para a Pátria o que lhes sobraram . "Eles" são os que provocam a desarmonia mundial !

Na idade medieval , a produção de um castelo poderia ser trocada pela produção de um outro castelo , "Eles" então , iniciaram as intrigas envolvendo os senhores feudais, para assim interromperem o mercado de trocas . Quando atingiram o seu objetivo , passaram a possuir o monopólio do comércio ( comprando num castelo e vendendo no outro, visando sempre ganhar fácil sobre o que foi produzido com sangue e suor !

Quem são "Eles" ?
Fala à Sério •••

Somel Serip.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Projeto De Uma Grande Nação

      Diário do Professor , olá !


  Quando os habitantes , de uma região territorial , adquirem a consciência social , pode ser criada uma Povoação ! Portanto , qualquer Comunidade é fundamentada na consciência social de seus membros .
  Ao se expandir e se consolidar , Povoação torna-se uma Nação ( Território + Povo ) !
  Uma Grande Nação é aquela que permite ao seu Povo viver decentemente , em harmonia com o meio ambiente e ter progresso social sustentável .

  O Projeto de Uma Grande Nação tem que ser fundamentado no aprimoramento da consciência social de sua população , com ênfase às novas gerações ( que serão as responsáveis pela continuidade do Projeto ) .
  Na sequência , uma relação de Programas Governamentais que , em conjunto , permitirão o início deste Projeto :
  1.  Conscientizar a opinião pública da seriedade e da responsabilidade de se gerar e se criar um filho(a);
  2.  Programa de Assistência Social Pré-Nupcial;
  3.  Programa de Assistência Social , Medicinal , Alimentar e Monetária do Pré-Natal ao Término do Aleitamento Materno;
  4.  Programa de Assistência Social, Medicinal, Alimentar, Monetária e Educacional até a criança iniciar do primeiro grau escolar;
  5.  Programa de Manutenção Escolar até o término do segundo grau e
  6.  Programa de Crédito Educativo para a complementação dos estudos.

  É lógico que os profissionais, diretamente responsabilizados pela execução destes programas, receberão um determinado abono, que lhes permitam exercer dedicação exclusiva !
  Atenção especial à formação dos novos profissionais que substituirão os profissionais implantadores do Projeto !

  Para terminar , afirmo que tal Projeto depende fundamentalmente da Vontade Política e , como no Brasil não existe político para tal , sugiro que a parcela populacional consciente faça algo para reestruturar o Sistema Eleitoral Político e, assim, impedir que venham existir candidatos políticamente desqualificados aos cargos almejados !
  Um Povo Unido Jamais Será Vencido !

  Abraços à todos !
     Somel Serip .
correntenacionalista@gmail.com

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Comentário em IdeaFixa

IdeaFixa , olá !
Pena que só estejam duas das noventa e cinco fotos anunciada ( propaganda enganosa ? )
Com relação às duas fotos apresentadas , deixam transparecer a falsidade da tomada (notar que não foi nenhum "instantâneo") , talvez por isto , é que alguns comentaram ser propaganda ou indicar pedofilia ! Creio que ele estivesse sentindo alegria porém , como se tratava de uma pose , a coisa ficou forçada ( sem espontaneidade ) !
Gostaria que o Guering se estendesse mais nos relatos de sua avó ! Afinal é "história viva" que me fortaleceu o antigo conceito que tenho sobre a pessoa dita do mal : qualquer pessoa considerada maldosa , sempre tem uma justificativa para estar fazendo o que os outros consideram maldade e , tem mais , ele se considera uma pessoa boa para aos que ele gosta e faz questão de demonstrar isto ! Na realidade sempre haverá algo de bom ( e de ruim ) em todos nós !
O Nejain Allex Pinna de F. , é um judeu muito bem equilibrado , penso que ele considere como fatalidade as perdas que teve aos seus 6 anos ( "quem está na chuva é para se molhar" ) . O Nejain tem consciência que " o Mundo foi o culpado e , por isto , não demonstra possuir a revolta fanática que o seu povo judeu não quer esquecer ! Não sei se é verídico , mas escutei que o Hitler , quando criança , acidentalmente , perdeu parte do seu pênis ( a glande ) ! Como ele era judeu ( ! ) e , logicamente , ao nascer por ter sido circuncidado ( desprovido do prepúcio que serve de proteção à glande ) talvez tenha adquirido um trauma com relação à cultura judaica ! Na realidade , a ganância pelo poder , historicamente , sempre provoca algum tipo de massacre ao povo considerado "inimigo" e sempre existe uma boa justificativa para tal !
Aqui , no Brasil , os Tamoios foram dizimados pelos colonizadores portugueses ! ( os franceses tinha feito amizade com aquela tribo )
No Iraque , massacraram o povo e o Saddan Hussein foi assassinato pois o petróleo estrangeiro tem que ficar disponível para não sacrificar as reservas USA .
O que os USA fizeram com Cuba é o mesmo que fizeram com a Alemanha após a 1ª Guerra Mundial , só que o povo não é do mesmo tipo !
O que Israel faz na faixa de Gaza ( massacre ) é "justificável" já que os árabes atacam com pedras o muro da divisa !
É por tudo isto que digo : eu sou bonzinho até que eu não me sinta em perigo de vida ! Este papo é inesgotável .
Abraços á todos !
Somel Serip .

sábado, 9 de maio de 2009

Critica Enviada ao Jornal Nacional / Globo

Jornal Nacional , olá !

Hoje ( 09/05/2009 , às 20:30 hs ) , a reportagem mostrou um tomada externa , onde um médico se prepara para o atendimento numa unidade provida de Pressão Atmosférica Negativa .

Após lavar convenientemente suas mãos , o "exemplar" médico coloca sua máscara de proteção ocular ( que não é descartável e que possui elástico perfeitamente contaminável ) !

Na realidade , nos procedimentos hospitalares , os equipamentos são utilizados para proteger os próprios atendentes e esta é a razão do aumento das infecções hospitalares !Se não concordam , vejamos : Já que esta máscara está contaminada ( o elástico de sustentação é altamente contaminável ) o procedimento correto , neste caso , é após colocar este EPI , o profissional lavar as mãos , concordam ?

Abraços à todos !

Somel Serip .

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Comendário efetuado no blog da Mirian Farah

Mirian Farah , olá !
Aqui tem abundante paixão , muita inteligência e ótima diversão , parabéns !
Convido todos que estejam revoltados com essa corja de políticos desqualificados e que sempre anulam seus votos , à formarem uma corrente de votos nulos até que ocorra uma radical reestruturação no Sistema Eleitoral Político - SEP , aprovada popularmente em referendo específico !
Aos que puderem participar no desenvolvimento do projeto popular de diretrizes objetivando a reestruturação do SEP , peço acessarem a Corrente Nacionalista Brasileira de Votos Nulos - CNBVN ( correntenacionalista@googlegroups.com ) .
Abraços à todos !
Somel Serip .
somelserip@gmail.com

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Participaçâo Brasil Ponto a Ponto Ponto

O que é necessário para melhorar a vida dos brasileiros ?A mídia induzindo conscientização ao povo em relação aos temas : higiene ; comunidade ; social ; responsabilidade em gerar , ter ou criar filho(a) e como participar das ações governamentais pertinentes.
Estas Ações : educação familiar ; assistência social , alimentar , médica e monetária ao casal do pré-natal ao pré-educacional; salário mantedor ao longo da formação escolar gratuita.
Remunerar o Professor e o Médico para dedicação exclusiva.
Reestruturação do Sistema Eleitoral Político para só permitir candidatos qualificados politicamente !

Como toda mudança para melhorar necessita , fundamentalmente , de vontade política , só a Reestruturação do Sistema Político Eleitoral Brasileiro poderá iniciar as melhoras nos tópicos básicos que induzirão a melhoria no todo !
A candidatura à determinado mandato político só seria aceita para quem tiver qualificação política certificada por Curso Especializado em Política exigido para o respectivo cargo político almejado!
Com Diploma de Formação Política haverá a Ética Política que hoje não existe!
Somel Serip e Camarão Tricolor

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Série de Reportagens sobre Contaminação

Bom Dia Rio , olá !
Creio que seja importante indicar algumas situações de risco contagioso para que o povo fique consciente do que pode lhe prejudicar a saúde !
A razão desta sugestão é o pequeno grau de instrução que a maioria da nossa população possui e , como a mídia é formadora de opinião , tais "imagens" poderão permanecer na consciência dos telespectadores e , assim , poder minimizar , ou até mesmo , eliminar tais condições de risco à saúde !
Como exemplos do que poderia ser focado , indico :
o hábito de assoar o nariz com a mão vazia , lançando a secreção ao chão
e depois limpar a mão na vestimenta ( ou em poste / corrimão / parede ) finalizando o ato , esfregando o nariz na manga da camisa ou na gola ;
o comerciante coloca suas mãos em contacto com contaminantes ( vassouras , garrafas , dinheiro , botijão de gás etc ) e , sem lavar as mãos e nem usar luvas , prepara um "delicioso" sanduiche de queijo cortado à faca no momento ;
uma pessoa , logo após telefonar no orelhão , coça seus olhos com os dedos sujos ;
estacionado defronte à pastelaria do china , o caminhão de entrega da cana de açúcar ( já descascada ) está com um dos entregadores em pé sobre a carga , pegando a parte à ser entregue ao comerciante que , por sua vez , já passa na moenda algumas das peças entregues , extraindo um "suculento caldo de cana ao gelo quebrado" ;
próximo ao banco da pracinha , um aposentado atrai uma revoada de pombos ao lançar milho em seu redor ! Ele se diverte muito e senta-se para apreciar a cena sem notar que o banco e redondezas estão imundos com os dejetos daqueles seu amiguinhos ;
um comerciante "limpa" a máquina fatiadora de frios com o mesmo pano utilizado na "limpeza" do seu balcão ;
um odontologista utilizando luvas , ao estar realizando o tratamento dentário do seu cliente , vai atender uma ligação telefônica sem retirar as luvas . Após informar que no momento não poderia tratar do assunto , desliga o aparelho e reinicia o procedimento dentário tendo as mesmas luvas ( o mesmo pode ser alertado com relação ao uso de canetas , óculos , agendas , abertura de portas etc ) e
uma maternidade , localizada no declive de rua ( Gal. Argolo ) , coloca o seu lixo em sua calçada , para ser recolhido por empresa especializada em lixo hospitalar . Ocorre que o local , onde rotineiramente é posto esse lixo , é "lavado" sempre que chove e , essas águas de lavagem escorrem nas proximidades do acesso ao atendimento hospitalar assim , nestas ocasiões , o transito das pessoas , além de manchar , contamina o piso hospitalar . Outro aspecto é que nas proximidades do local onde é recolhido o lixo , são entregues as mercadorias destinadas ao consumo alimentar hospitalar !
Informo que desde já , que autorizo a execução parcial ou total desta minha sugestão pois nela não existe nenhum interesse autoral de minha parte .
Caso vocês aproveitem algo do que aqui foi apresentado , peço que nas tomadas cinematográficas , ao fundo , não estejam os seus "fregueses" , que rotineiramente adoram aparecer , ao fundo na telinha da Globo ! Estes palhaços , logicamente , são diariamente informados do local onde irá ocorrer a reportagem externa !
Abraços à todos vocês !

Somel Serip .
somelserip@gmail.com

sábado, 11 de abril de 2009

Aposentadoria Especial (informações superficiais)

Aposentadoria Especial
Benefício concedido ao segurado que tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Para ter direito à aposentadoria especial, o trabalhador deverá comprovar, além do tempo de trabalho, efetiva exposição aos agentes físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais pelo período exigido para a concessão do benefício (15, 20 ou 25 anos).

A comprovação será feita em formulário do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), preenchido pela empresa com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCA), expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.

Cooperativas de produção deverão elaborar o Perfil Profissiográfico Previdenciário dos associados que trabalham em condições especiais de acordo com a IN/INSS/DC nº 087/03. Cooperativas de trabalho terão que elaborar o PPP com base em informações da empresa contratante.

O PPP, instituído pela IN/INSS/DC nº 090/03, incluirá informações dos formulários SB-40, DISES BE - 5235, DSS 8030 e DIRBEN 8030, que terão eficácia até 30 de outubro de 2003. A partir de 1º de novembro de 2003, será dispensada a apresentação do LTCAT, mas o documento deverá permanecer na empresa à disposição da Previdência Social.

A empresa é obrigada a fornecer cópia autêntica do PPP ao trabalhador em caso de demissão.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador inscrito a partir de 25 de julho de 1991 deverá comprovar no mínimo 180 contribuições mensais. Os inscritos até essa data devem seguir a tabela progressiva. A perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão de aposentadoria especial, segundo a Lei nº 10.666/03.

O segurado que tiver exercido sucessivamente duas ou mais atividades em condições prejudiciais à saúde ou integridade física, sem completar o prazo mínimo para aposentadoria especial, poderá somar os referidos períodos seguindo a seguinte tabela de conversão:

Tempo a converter Multiplicadores
Para 15 Para 20 Para 25
de 15 anos - 1,33 1,67
de 20 anos 0,75 - 1,25
de 25 anos 0,60 0,80 -

A conversão de tempo de atividade sob condições especiais em tempo de atividade comum dar-se-á de acordo com a seguinte tabela:

Tempo a Converter Multiplicadores
Mulher (para 30) Homem (para 35)
de 15 anos 2,00 2,33
de 20 anos 1,50 1,75
de 25 anos 1,20 1,40

Observação

A caracterização e a comprovação do tempo de atividade sob condições especiais obedecerá ao disposto na legislação em vigor na época da prestação do serviço. As regras de conversão de tempo de atividade sob condições especiais em tempo de atividade comum constantes deste artigo aplicam-se ao trabalho prestado em qualquer período. (incluído pelo DECRETO Nº 4.827 - DE 3 DE SETEMBRO DE 2003)

Como requerer a aposentadoria especial

Segurado (a) empregado (a)/desempregado (a)
Segurado (a) trabalhador (a) avulso (a)
Pagamento
Valor do Benefício
Perda da qualidade de segurado
Tabela progressiva de carência
Dúvidas freqüentes sobre
Categorias de segurados
Dependentes
Carência
Legislação específica
Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991
Lei nº 10.666, de 8 de maio de 2003
Instrução Normativa/INSSEMDC nº 87 de 27/03/2003
Instrução Normativa/INSSEMDC nº 90 de 16/06/2003
Fonte: Ministério da Previdência Social

quinta-feira, 19 de março de 2009

Pesquisa no G1.com

Imprima o guia da reforma ortográfica
G1 já adotou as novas regras, que valem desde 1º de janeiro.
Sugestão: cole o guia na agenda ou deixe-o ao lado do computador.
Do G1, em São Paulo

Imprima esta página ou, se preferir, baixe aqui o guia para impressão (o arquivo está em pdf e ocupa uma página no formato A4). O G1 já adotou as novas regras.

No dia 12 de janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou novas definições sobre o uso do hífen. Veja o arquivo aqui (ele está em pdf) ou acesse as mudanças diretamente aqui.


Trema – desaparece em todas as palavras
Antes/Depois
Freqüente, lingüiça, agüentar/Frequente, linguiça, aguentar
* Fica o acento em nomes como Müller

Acentuação 1 – some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
Antes/Depois
Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia/Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)

Acentuação 2 – some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas
Antes Depois
Baiúca, bocaiúva, feiúra Baiuca, bocaiuva, feiura
* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí

Acentuação 3 – some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)
Antes Depois
Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos

Acentuação 4 – some o acento diferencial
Antes Depois
Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa Para, pela, pelo, polo, pera, coa
* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo

Acentuação 5 – some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar
Antes Depois
Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você Averigue, apazigue, ele argui, enxague você
Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas

Hífen – veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:
Prefixos Usa hífen Não usa hífen
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra... Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom
Hiper, inter, super
Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional
Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico
Sub Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor
Vice
Sempre:
vice-rei, vice-presidente

Pan, circum Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão
Fonte: professor Sérgio Nogueira


As novas regras ortográficas estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado “período de transição”. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico, adotará as novas regras até 2014.

O guia acima traz as mudanças que já estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.

Vale lembrar que o que muda é a grafia. Ou seja, nada de pronunciar “lin-gui-ça”. A fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos em cima do “u”.

sábado, 14 de março de 2009

Comentário Realizado no "Diário do Professor"

Declev Reynier Dib-Ferreira , olá !
Falando sobre árvores , "cortar o mal pela raiz" , no caso da educação do povo brasileiro , digo mais - temos que : selecionar a semente , esperar a época mais apropriada ao plantio , montar uma sementeira com bom substrato , semear , cuidar da muda , preparar o terreno , transplantar a muda , colocar o tutor para protege-la dos ventos ( pau que nasce torto , morre torto ! ) e acompanhar seus primeiros meses ( averiguar ocorrência de pragas ou predadores , adubar , podar etc ) .
Pois é , Declev , neste nosso País onde qualquer safado consegue se candidatar à ser político ( e consegue ! ) , o que tem que ser feito nunca será pois quanto menos consciência mais fácil é a permanência no poder dessa máfia política !
O orçamento da propaganda governamental poderia ser aplicado na divulgação de situações que induzissem ao povo melhores procedimentos de vida . Por exemplo : a campanha " se beber não dirija !" não está sendo formadora de opinião ? - o mesmo pode ser para "só faça filho que puder criar" ! Concorda ?
Lógico que muito tem que ser feito : planejamento familiar , assistência pré-natal ( médica , alimentar , educacional e monetária ) , assistência social ( idem,..,idem) até completar o pré-escolar e , por fim , expandir para esta nova geração ( e para as 20 seguintes ) o programa assistencial . Um novo povo brasileiro estaria preparado para fazer desta uma grandiosa Nação !
Lógico que aos profissionais diretamente envolvidos teriam que ser dignamente remunerados para permitir dedicação exclusiva neste projeto .
Abraços à todos !
Somel Serip .
somelserip@gmail.com

quarta-feira, 11 de março de 2009

Comentario Efetuado no Diário do Professor

Declev Reynier Dib-Ferreira , olá !
A notícia , divulgada na Globo , de quem já adoeceu com um tipo da Dengue fica imune à este tipo , pode fazer com que as pessoas não mais eliminem os possíveis focos do mosquito ! Afinal , estamos falando da população brasileira …
Neste começo de 2009 , março , divulgam que a secretaria estadual do Rio de Janeiro vai enviar uma comitiva de técnicos à Bahia , para ajuda-los ( ensina-los ) ! Isso porque , na cidade do Rio de Janeiro , ocorreu uma redução de quase 90% em relação ao ano passado nos registros de Dengue ! Pura politicagem .
Lógico ! Se uma enorme parte da população local já adquiriu esta doença a tendência é diminuir o índice local de transmissão !
Em relação à utilização das iscas que utilizam a luz ultra-violeta para atrair insetos , sou contrário coloca-las ao nosso acesso visual , pois essa irradiação prejudica a nossa visão !
Abraços à todos !
Somel Serip .

somelserip@gmail.com

domingo, 18 de janeiro de 2009

Comentário não Enviado ao Globo Rural ( não foi possível )

A mídia possui enorme influencia sobre a população brasileira ( a grande maioria é maria vai com as outras )!
Não cabe ficar justificando que o surgimento do desemprego no Brasil é culpa da queda do "Império USA"! A culpa recai sobre nós mesmo , pois sempre quisemos ser dependentes de alguém . Temos que planejar novos rumos e prepararmos para tal !
No programa de hoje ( 18/01/2009 ), no Vale do São Francisco , a reportagem divulgou as milhares de demissões na lavoura de uva justificada pela tal "Crise Econômica Internacional" e nos comentários finais foi dito : vamos esperar que depois do dia 20 , com a posse de Obama , as coisas melhorem já que foi nos USA que a crise iniciou ! Isso é falsa expectativa , pois o sistema Exploratório capitalista está falido pois o Planeta não mais suporta o atual tipo de industrialização !
Na reportagem referida , o que deveria estar contido seria a resposta do por quê o excesso da produção de uvas não é convertido em vinho , para posterior comercialização : isto é que é empreendimento produtivo !
Já na parte das catadoras de Mangaba , por que não foi arguido o motivo pelo qual elas não tem o hábito de plantar algumas mudas todas as vezes que elas vão catar os frutos ? No mínimo seria uma forma de conscientiza-las da sua responsabilidade ambiental !
Somel Serip.
somelserip@gmail.com

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Covardia da Corrupção Governamental

A todos , olá !
É muito duro , a gente ter consciência neste nosso pobre Brasil !
Existe uma lei que nunca pode um curso d'água impedir o acesso da fiscalização das Capitanias dos Portos ! Ou seja , um curso navegável de uma hidrovia não pode ter o seu acesso interrompido por uma obra , pois a fiscalização tem que ser exercida pela Capitania dos Portos seja onde houver o transporte hidroviário !
Portanto , quando  uma Usina Hidrelétrica é interposta numa via hidroviária, o fluxo da navegação tem que ser reestabelecida através de um sistema de Eclusagem . Que em si é um sistema elevatório de embarcações para permitir a continuidade do transporte hidroviário .
Estou revoltado , pois estou consciente de que os interesses do "império" interferem eficazmente nas ações governamentais, relativas à infra-estrutura de transporte, impedindo que a logística para a exportação da produção agrícola, no celeiro mundial ( Mato Grosso e Goiás ) seja o Transporte Hidroviário, com rumo Norte, através das bacias hidroviárias : Tocantins-Araguaia ; Xingu ; Tapajós e Madeira.
 Na Bacia Tocantins-Araguaia, o Transporte Hidroviário, das Commodities produzidas no Centro-Oeste brasileiro,  ficou INSUSTENTÁVEL ao ser interrompido pela construção da Barragem Hidrelétrica de Tucuruí ( rio Tocantins ) ! No Brasil, foram feitos os estudos, em Modelo Reduzido, do Sistema com duas Eclusas - Montante e Jusante - para a Transposição do desnível de 78 metros causado pelo barramento . Mas só ficou construída, a Cabeça da Eclusa de Montante !
O filé minhon , Geração de Energia Elétrica, foi implantado e o sistema para a transposição do desnível foi interrompido criminosamente !

Muitas outras barragens, foram e são concretizadas, sem oferecerem os meios necessários, para que a provável navegação, que lhes tiver acesso, possa transpor os desnível d'água que respectivamente criaram.

Com isso engessam o progresso que o nossa Pátria possa vir a ter ! É ou não é um ato criminoso ?

Tudo isto porque soube que um empresário detentor da concessão do transporte hidroviário foi obrigado a interromper o seu serviço de transportador ( acarretando muitas demissões nesta atual crise económica ) pois está sendo perseguido por , talvez , não querer colaborar com propinas , acarretando inúmeras multas pois exigem dele que o comboio seja desmembrado para que ultrapasse uma determinada ponte rodoviária.

É tal o cúmulo , que colocaram alguém , talvez , acampado nas proximidades da ponte para ficar contando as vezes que o comboio não seja desmembrado !

O vão da ponte é de 72 metros , os pilares estão guarnecidos com defensas para impedir maiores danos num eventual acidente ! O comboio tem menos de 20 metros de largura o que implica uma folga de mais de 20 metros para cada lado ! É muito improvável a ocorrência de um acidente nestas circunstâncias !
 Taí concluo que é uma persseguiçâo criminosa e se estivéssemos num pais sério, tal feito seria ensejo para a corregedoria federal !

Meu desabafo está feito !
Somel Serip .

Comentário Efetuado

Quem serão "Eles" ?

"Eles" estão espalhados no mundo , explorando os territórios alheios e tirando o sangue do povo local, para manterem a porcaria de país que consideram por Pátria .

"Eles", embora nasçam num país qualquer e se registrem como naturais de lá, o seus corações pertencem à Pátria Ancestral !
Daí "Eles" se sentirem bem em explorar a terra natal e mandar à sua pátria, o muito que lhes sobra .

São "Eles" que provocam a desarmonia mundial, pois assim, a sua filosofia prevalece fortalecida ! A União faz a força ! Terra de cego, quem tem um olho é o Rei !

Na idade medieval, a produção de um castelo poderia ser trocada pela produção de um outro castelo, "Eles" então, iniciaram as intrigas envolvendo os senhores feudais para assim interromperem o mercado de trocas . Quando atingiram o seu objetivo, passaram a possuir o monopólio do comércio medieval (comprando num castelo e vendendo noutro) visando sempre ganhar de maneira fácil sobre o que foi produzido, pelos outros "povos", com sangue e suor !


O nosso Criador nunca aprova uma situação de atrito em nome dele !

Ele é Amor, Harmonia e Perfeição !
Ele está presente em toda religião, que considere o que ele realmente é .
Qualquer guerra, portanto, nunca poderá ser denominada de Guerra Santa !

Abraços à todos !
Somel Serip.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Cópia sobre a Jarina ( marfim vegetal da Amazônia )

Jarina: o marfim das biojóias da Amazônia
Marcondes Lima da Costa
CG/UFPa e Pesquisador CNPq
E-mail: mlc@ufpa.br
Suyanne Flávia Santos Rodrigues
CG/UFPa e EN/UFPa
E-mail: suyanneflavia@hotmail.com
Helmut Hohn
Autônomo
E-mail: hhohn@zipmail.com.br
Resumo
A palmeira jarina (Phytelephas macrocarpa) é endêmica
da Amazônia, onde se desenvolve sobre antigas
planícies de inundação, cujos sedimentos são constituídos
por quartzo, minerais de argila 2:1 e feldspatos, constituindo
solos férteis e pouco ácidos a neutros. As sementes
dessa palmeira são incluídas entre as gemas orgânicas
raras. Devido a sua cor e brilho, as sementes são
comparadas ao marfim animal, apesar da baixa dureza e
baixa densidade, sendo empregadas na manufatura de
biojóias e artefatos. Esses produtos são bem aceitos comercialmente
devido às sementes serem susceptíveis a
mudança de coloração e outros melhoramentos. Infelizmente,
as jóias não apresentam vida longa, pois as sementes
podem sofrer ataque de microorganismos entre 5
e 10 anos. Se houver uma política adequada para cadeia
produtiva das sementes de jarina, a mesma poderá se
tornar de grande importância para o desenvolvimento da
região Amazônica, ao criar novas oportunidades de trabalho
e agregação de valor aos produtos. No entanto fazse
necessário um especial cuidado para evitar exploração
inadequada das sementes para assegurar a preservação
da espécie.
Palavras-chave: Jarina, Amazônia, marfim-vegetal, sementes,
gema orgânica, Phytelephas macrocarpa, biojóias.
368 REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 59(4): 367-371, out. dez. 2006
Jarina: o marfim das biojóias da Amazônia
1. Introdução
Jarina é o nome da semente da
palmeira de igual nome, a Phytelephas
macrocarpa (Phyto = planta e elephas =
elefante), encontrada no sudoeste e oeste
da região amazônica, estendendo-se
além das fronteiras brasileiras. Essa semente,
em especial a sua amêndoa, que
há muito tempo chama atenção por suas
propriedades físicas similares às do marfim,
é conhecida há mais de um século
como marfim vegetal, sendo, hoje, considerada
como substituto à altura do marfim
animal. Sobre a produção na Amazônia
ainda no início do século XX assim
reporta Andrade (1937): “O Juruá já attingiu
a exportação de 100.000 kgs,
annualmente. Se o transporte fosse fácil,
a exportação poderia subir a mais
de 1.000.000 kgs. O rio Envira, sobretudo,
é privilegiado em matéria de jarina”.
A jarina, era na época, empregada
no fabrico de botões, tendo sido substituída
pelo plástico logo após seu surgimento.
No Brasil a última fábrica fechou
nos anos 70. A jarina em países vizinhos,
como Peru, Colômbia e Equador, é empregada
na produção de artefatos diversos
e bijuterias, geralmente, bem aceitas
no mercado internacional, por conta do
fino acabamento. A jarina sempre foi apreciada
pelos povos dos barrancos de rios,
devido a sua palha resistente utilizada
em coberturas, seus frutos como alimento
e, quando secos, para o fabrico de
carvão, sendo aplicado nos interiores de
panelas de barro para lubrificá-los, um
precursor do teflon. A palmeira também
fornece palmito.
Nos anos 80, a jarina começou a
ressurgir através de trabalhos de artistas
isolados, no Acre, Amazonas e Rondônia,
a bom exemplo o ourives César
Farias, em Rio Branco, Acre, que começa
a procurar nas sementes e madeiras a
combinação ideal com os metais nobres,
principalmente com a prata. Nos anos
90, o primeiro autor do presente artigo,
participou do programa de implantação
do Pólo Joalheiro do Pará e, após ter organizado
cursos de especialização em
gemologia na UFPa, onde as sementes
em bijuterias, incluindo a jarina, foram
temas de monografias, apresentou e ressaltou
o seu potencial gemológico e apelo
ecológico. Contudo a jarina precisou
de apenas 8 anos para sair de sua aparente
dormência de pouca importância
(a semente apresenta elevada dormência
natural) e retomar o seu lugar, agora
um produto mais nobre, como uma gema
orgânica.
2. A palmeira
A palmeira jarina apresenta a seguinte
taxonomia: Família: Palmae;
Subfamília: Phytelephantoidae; Gênero:
Phytelephas; Espécie: P. macrocarpa
Ruiz & Pavon (Henderson et al., 1995).
Ressalta-se que, tanto o gênero, quanto
à espécie, têm os seguintes sinônimos:
Elephantusia macrocarpa Ruiz &
Pavon, Willd, Phytelephas microcarpa
Ruiz & Pavon, Yarina microcarpa
Ruiz & Pavon, O. F. Cook (Ferreira, 2006).
A Phytelephas macrocarpa tem,
nas terras do Estado do Acre, as seguintes
características botânicas e ecológicas
(Ferreira, 2006):
“Estipe: solitário ou raramente
cespitoso; subterrâneo ou aéreo com até
1,5 m de comprimento levemente inclinado,
com cicatrizes foliares salientes,
coberto com bainhas de folhas persistentes
no ápice, às vezes, envolvidas por
fibras finas. Folhas: 14 a 17; pecíolo e
bainha com 1,4 m de comprimento, a
bainha fibrosa; raque 4,19 a 4,2 de
comprimento; 57 ou 58 pinas lineares
em cada lado da folha, mais ou menos
arranjadas e dispostas em um mesmo
plano. Inflorescência: fortemente dimorfa;
inflorescência estaminada e pistilada
intrafoliar. Flores estaminadas sésseis,
densamente arranjadas na raque;
sépalas e pétalas reduzidas em obscuras
bractéolas. Frutos: com até 9 cm de
comprimento, formando uma massa
mais ou menos globosa no ápice da raque;
4 a 6 vezes angulosos- obdeltóide,
com a superfície apical lenhosa. Sementes:
várias por fruto” .
A jarina (Figura 1.a) é uma palmeira
de porte pequeno, alcançando até 5 metros
de altura, acaule ou de caule curto,
tronco grosso com numerosas raízes
adventícias e flores de forte perfume (Ferreira,
2004). Produz cachos (Figura 1.b)
de frutos drupáceos (Figura 1.c), que
contêm até 9 sementes (Figura 1.d). O
crescimento da palmeira jarina é lento e
uma árvore que apresente tronco de dois
metros de altura tem pelo menos de 35 a
40 anos de idade. É comum encontrar
indivíduos com mais de 100 anos de idade.
É possível que os exemplares da Praça
Plácido de Castro, em Rio Branco, no
Estado do Acre, com tronco acima de
1 m tenham mais de 30 anos. Segundo
Ferreira (2004), a germinação ocorre em 3
ou 4 anos, no entanto, em cultivo de
quintal, na cidade de Rio Branco, Acre,
observou-se que a semente germinou em
um ano. A frutificação ocorre a partir do
sétimo ano (Ferreira, 2004), porém, no experimento
de quintal mencionado anteriormente,
esta ocorreu a partir do quinto
ano.
2.1 Distribuição geográfica e
ambiente geológico
A palmeira jarina é endêmica do
sudoeste e oeste da Amazônia. No Brasil
é encontrada nos Estados de Rondônia,
Acre e Amazonas e, também, na Bolívia,
Peru, Colômbia e no Equador, chegando
à América Central (Figura 2). Em
terras brasileiras, a jarina desenvolve-se
espontaneamente nas planícies de inundação,
principalmente nas mais antigas,
nos vales dos rios de água branca, destacando-
se os rios Purus, Juruá e seus
afluentes. Formam verdadeiro gregarismo,
conhecido como jarinal. As planícies
são formadas por sedimentos siltoargilosos,
constituídos, além de quartzo,
por minerais de argila 2:1 (esmectitas,
illitas e micas brancas) e feldspatos. São
sedimentos ricos em SiO2 e Al2O3, contendo,
ainda, valores significativos de
K2O, MgO e CaO. São pouco ácidos e
relativamente férteis (Almeida, 2005).
Também se desenvolvem ao longo de
encostas de vales úmidos. São solos do
tipo argissolos e cambissolos eutróficos.
A jarina é uma palmeira umbrófila e, nessas
planícies, está associada com o mulateiro,
Calycolphylum spruceanum, típico
desse ambiente, e bambus, entre outras
espécies arbóreas e de palmae.
REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 59(4): 367-371, out. dez. 2006 369
Marcondes Lima da Costa et al.
3. A semente e a
amêndoa: o marfim
vegetal
A palmeira frutifica uma vez ao ano,
desenvolvendo de 6 a 8 cachos, que atingem
o tamanho de uma cabeça humana
adulta e chegam a pesar 10 kg. Os cachos
de jarina tipo Acre são formados
por até 9 frutos ou ouriços, os quais contêm
em média 3 a 4 sementes. A semente
tem um tegumento (casca) composto por
três camadas, sendo a mais interior fortemente
fixada à amêndoa e, em geral,
preservada pelos artesãos, pois permite
desenvolver belos trabalhos. A semente
com casca tem forma triangulóide, com
as três faces angulosas-obdeltóides,
com superfície apical abaulada. A amêndoa
guarda essa morfologia, embora tenda
a apresentar um maior arredondamento.
O núcleo normalmente é oco. O comprimento
varia de 48,5 a 80 mm, a largura
maior de 43 a 87,7 mm e a menor de 38,7 a
83 mm. A massa oscila entre 10 e 20 g,
normalmente de 14 a 18 g, e a perda de
massa por desidratação é de 1 a 4,5 %.
Quando sem casca, as sementes pesam
de 10 a 14 g. A perda de massa por desidratação
não causa danos, como retração
e fissuramento, na amêndoa.
Figura 1 - (a) Palmeira jarina localizada na Praça Plácido de Castro no centro de Rio Branco, Acre; (b) Cacho de frutos da palmeira
jarina; (c) Frutos da palmeira jarina; (d) Sementes da palmeira jarina ainda com a casca mais externa.
(a) (b)
(c)
(d)
Figura 2 - Distribuição geográfica (área
cinza-escura) da palmeira jarina
(Phytelephas macrocarpa) na América do
Sul: Peru, Bolívia e Brasil (Acre, Amazonas
e Rondônia). A área pontilhada indica a
ocorrência mais restrita, zona da borda
da cordilheira andina e com características
distintas daquelas encontradas no Brasil.
Modificado de Henderson et al. (1995).
Na jarina, o embrião ou amêndoa
ocupa, praticamente, todo o interior da
semente, que é um albúmen (endosperma)
córneo, de constituição hemicelulose
(polímero de pentoses), geralmente
encontrada na terceira camada celular do
endosperma. A cavidade central é irregular,
ligeiramente trapezoedróide (Figura
3.a). Essa retração fica restrita a parte
interior da amêndoa. A massa da semente
madura (endosperma) é de cor branca
com brilho característico muito semelhante
ao marfim obtido de animais. A
amêndoa é conhecida, internacionalmente,
como ivory nut (inglês), tagua nut ou
tagua (em áreas de influência norte-americanas),
corozo (em áreas de influência
britânicas), Steinnuss (alemão), binroji
(japonês) e coquilla, nuez de tagua ou
yarina (espanhol).
3.1 Características físicas e
químicas
A amêndoa tem a cor branca marfínica,
leitosa, o brilho sedoso do marfim,
a dureza mediana (2,5 na escala de
Mohs), igual índice de refração (1,54),
densidade (1,43), no entanto mais baixa,
quando comparada ao marfim de origem
animal, não quebradiça, mas sensível ao
calor e a certos fungos e insetos, principalmente
a partir da cavidade central. Ao
contrário do marfim animal deixa-se tingir
facilmente. É formada de celulose (um
carboidrato muito resistente, C6H10O5),
segundo Leite (1993). É amorfa, enquanto
o marfim animal é constituído por fosfatos
e carbonatos de cálcio e magnésio,
parcialmente cristalinos. Fluoresce levemente
em tom azul-violáceo (Leite,1993).
370 REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 59(4): 367-371, out. dez. 2006
Jarina: o marfim das biojóias da Amazônia
A amêndoa é formada por finas camadas
concêntricas (Figura 3.a) interrompidas
apenas na região de influência do
hilo. São camadas submilimétricas (Figura
3.b), alternando quase maciças com
fibras, mais espessas. No todo, a amêndoa
é fibro-radial e as fibras são perfeitamente
delineáveis em imagens de MEV.
Embora a amêndoa seja amorfa à difração
de raios X, apresenta cristalitos de
aluminossilicatos de Ca-K identificados
por MEV/SED. A semente, no geral, tem
SiO2 como o principal componente inorgânico,
com vestígios de P (Tabela 1).
4. Beneficiamento e
principais produtos
A coleta é feita na mata, no período
de janeiro a junho, tanto do chão ou pela
retirada dos cachos. O beneficiamento
consiste de secagem da semente ao sol
ou mesmo em estufa. Em seguida, faz-se
o lixamento para remoção da casca interna,
conforme o desejo do cliente, e, posteriormente,
o polimento.
Da mesma forma, como muitos minerais-
gemas e gemas orgânicas, a amêndoa
de jarina, já incluída como gema orgânica,
deixa-se modificar, principalmente,
em sua coloração, através de tingimento
com corantes sintéticos e naturais
(Farias, 2005), de cozimento e/ou
imersão em óleos e através da ação térmica,
como pirógrafo e aquecimento, e,
ainda, através de amadurecimento controlado
e envelhecimento, graças a sua
microporosidade. As tonalidades obtidas
não mascaram a natureza marfínica
da jarina e têm tido grande aceitação do
público consumidor. Para o uso em biojóias,
além dos melhoramentos citados
anteriormente, normalmente as sementes
são furadas e também são formatadas
em fatias (slabs), cascalho e canutilhos
ou tubinhos.
A amêndoa da jarina tem encontrado
ampla aplicação em biojóias, miniesculturas
e adereços em geral (Figura 4),
sendo a mais expressiva, atualmente, as
biojóias (colares, pulseiras, brincos e
anéis). Ela é combinada com outras sementes
como açaí, paxiúba e paxiubinha,
Tabela 1 - Resultados de análises químicas (% em peso) efetuadas em semente de
jarina. As análises químicas foram efetuadas por via úmida (gravimetria, EDTA e
espectrocolorimetria) nos laboratórios do Centro de Geociências/UFPA.
Figura 3 - (a) Interior de uma amêndoa de jarina mostrando as camadas concêntricas
e com feições fibro-radiais; (b) Detalhe das camadas concêntricas e fibro-radiais.
Imagem obtida com microscópio óptico.
(a) (b)
madeiras e, mais recentemente, com prata
e ouro (Farias, 2005). A combinação
com minerais tem tido sucesso, mesmo
sabendo da sobrevida mais curta da semente,
variando entre 5 e 10 anos, em
relação à sobrevida do mineral, que pode
atingir milhões de anos. No Equador e
em outros países vizinhos e da América
Central, a jarina é empregada, principalmente,
em miniesculturas, retratando animais
da fauna regional. São trabalhos
com grande aceitação no mercado internacional.
No Brasil, as biojóias estão
sendo produzidas, principalmente, nos
Estados do Pará (Pólo Joalheiro), Amazonas
(ofertada em shopping centers e
no aeroporto internacional) e Acre, onde
o mercado, nos últimos anos, vem se desenvolvendo
rapidamente.
5. Conclusões
A jarina deve ser vista como uma
gema orgânica, genuinamente da região
Amazônica, estendendo-se além das
fronteiras brasileiras. Seria rara, como são
as gemas inorgânicas e mesmo orgânicas,
mas tão-somente por ser apenas típica
de uma única região, o sudoeste da
Amazônia, a sua única “jazida”. No entanto,
a jarina pode ser cultivada, correspondendo
no mundo de gemas minerais
como uma “gema sintetizada”.
Suas jóias são bonitas e com preços
acessíveis, mas, infelizmente, não têm
vida longa.
A natureza endêmica da jarina mostra
sua forte relação com as planícies de
inundação de rios de água branca do
sudoeste da Amazônia (Estados do Acre
e Amazonas), as quais são formadas por
sedimentos fluviais imaturos e férteis.
A cadeia produtiva é grande e a
agregação de valor é enorme, pois uma
semente coletada sai no campo ao custo
de R$ 0,02 e um pequeno chaveiro entalhado
em uma única semente é comercializado,
em Rio Branco, a R$ 17,00, ou
seja, um fator de agregação de valor superior
a 500 vezes.
A jarina é, provavelmente, a semente
mais nobre da Amazônia para uso em
biojóias. Sua exploração se enquadra na
política de desenvolvimento sustentável,
entra como um substituto adequado
REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 59(4): 367-371, out. dez. 2006 371
Marcondes Lima da Costa et al.
ao marfim animal, podendo vir a coibir o
comércio desses materiais. No entanto a
exploração em larga escala da semente
da jarina, sem um acompanhamento de
manejo e mesmo de cultivo, pode trazer
danos incalculáveis à reprodução e continuidade
dos jarinais, cujo ambiente
geológico é muito efêmero, restrito e frágil.
Uma política de incentivos para o
desenvolvimento de novos produtos, de
conservação (longevidade) da jarina, e
de combinação desta com pedras e gemas,
poderá criar uma cadeia produtiva
de alta qualidade e grande diferencial
humano e de design, criando e projetando
uma verdadeira atividade nobre na
Amazônia.
6. Agradecimentos
Ao Basa pelo primeiro apoio financeiro,
a Florestar (Família Profetto), a
Comuflor, a NaturArte de Socorro Freias
e a César Farias.
7. Referências
bibliográficas
ALMEIDA, H. D. F. Mineralogia,
geoquímica, fertilidade e origem
dos sedimentos de praia (Barra em
Pontal) das bacias dos rios Purus e
Juruá no estado do Acre. Belém:
Centro de Geociências/ Universidade
Federal do Pará, 2005.153p.
(Dissertação de Mestrado).
ANDRADE, O. Amazônia, esboço
histórico, geographia physica,
geographia humana e ethnographia
do rio Juruá. Maceió: Off. Graph. Da
Casa Ramalho, 1937. 160p.
FARIAS, C. A Peleja do Zé Jarina e
técnicas de produção de biojóias
em sementes da Amazônia. Rio
Branco: Fundação Elias Mansour,
2005. 43p.
FERREIRA, M. G. R. Jarina, o marfim
vegetal. Internet: http : //
www.cpafro.embrapa.br/ embrapa /
Artigos/jarina.html, 2004. 1p.
Figura 4- (a) Sementes de jarina tingidas em diferentes tonalidades e organizadas
segundo a bandeira do estado do Acre. Oficina Florestar em Rio Branco, Acre; (b) Miniesculturas
executadas em sementes de jarina tipo Acre (Phytelephas macrocarpa),
produzidas pela Florestar e disponíveis em sua loja no Mira Shopping em Rio Branco,
Acre; (c) Colar formado pela combinação de sementes de jarina, em diversas formas e,
ainda, como pingente do mesmo colar, com outras sementes da Amazônia. Casa do
Artesão em Rio Branco, Acre; (d) Biojóias formadas pela combinação de sementes de
jarina tingidas com outras sementes da Amazônia, loja Florestar em Rio Branco, Acre.
(a) (b)
(c)
(d)
FERREIRA, E. L. Manual das palmeiras do Acre, Brasil. Rio Branco: Instituto
Nacional Pesquisas/ Universidade Federal do Acre, 2006. 212p.
HENDERSON. A., GALENO. G., BERNAL, R. Field guide to the palms of the Americas,
3° ed. New Jercey: Princeton University Press, 1995. 236 a 238p. 352p.
LEITE, W. M. Marfim vegetal (Jarina). São Paulo: IBGM, 1993 (Nota Técnica).
Artigo recebido em 16/05/2006 e aprovado em 29/11/2006.
Honrado Com a Sua Presença‼



Somel Serip


OBRIGADO POR SUA VISITA !
ESPERO QUE VOCÊ TENHA GOSTADO E SEMPRE VOLTE PARA COMPARTILHAR DESTE ESPAÇO E CONSIDERA-LO SEU TAMBÉM !

ABRAÇOS À TODOS !
SOMEL SERIP.