Fique Ligado

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Projeto De Uma Grande Nação

      Diário do Professor , olá !


  Quando os habitantes , de uma região territorial , adquirem a consciência social , pode ser criada uma Povoação ! Portanto , qualquer Comunidade é fundamentada na consciência social de seus membros .
  Ao se expandir e se consolidar , Povoação torna-se uma Nação ( Território + Povo ) !
  Uma Grande Nação é aquela que permite ao seu Povo viver decentemente , em harmonia com o meio ambiente e ter progresso social sustentável .

  O Projeto de Uma Grande Nação tem que ser fundamentado no aprimoramento da consciência social de sua população , com ênfase às novas gerações ( que serão as responsáveis pela continuidade do Projeto ) .
  Na sequência , uma relação de Programas Governamentais que , em conjunto , permitirão o início deste Projeto :
  1.  Conscientizar a opinião pública da seriedade e da responsabilidade de se gerar e se criar um filho(a);
  2.  Programa de Assistência Social Pré-Nupcial;
  3.  Programa de Assistência Social , Medicinal , Alimentar e Monetária do Pré-Natal ao Término do Aleitamento Materno;
  4.  Programa de Assistência Social, Medicinal, Alimentar, Monetária e Educacional até a criança iniciar do primeiro grau escolar;
  5.  Programa de Manutenção Escolar até o término do segundo grau e
  6.  Programa de Crédito Educativo para a complementação dos estudos.

  É lógico que os profissionais, diretamente responsabilizados pela execução destes programas, receberão um determinado abono, que lhes permitam exercer dedicação exclusiva !
  Atenção especial à formação dos novos profissionais que substituirão os profissionais implantadores do Projeto !

  Para terminar , afirmo que tal Projeto depende fundamentalmente da Vontade Política e , como no Brasil não existe político para tal , sugiro que a parcela populacional consciente faça algo para reestruturar o Sistema Eleitoral Político e, assim, impedir que venham existir candidatos políticamente desqualificados aos cargos almejados !
  Um Povo Unido Jamais Será Vencido !

  Abraços à todos !
     Somel Serip .
correntenacionalista@gmail.com

2 comentários:

Somel Serip disse...

Entre os muros da escola http://reginamilone.blogspot.com/
Oi amigos!
Não deixem de ver o filme "ENTRE OS MUROS DA ESCOLA", ganhador da Palma de Ouro em Cannes. É um filme francês, que mostra a realidade das salas de aula em escolas públicas e a relação professor-aluno, nas séries equivalentes ao 6º até 9ºanos do Ensino Fundamental daqui e Ensino Médio (garotada de 13, 14, 15 anos de idade). Acabei de assistir (baixei da internet) e valeu muito a pena. Em muitos pontos, aquela realidade é idêntica à nossa.
Me permitam analisar um pouco:
- As escolas públicas francesas estão recebendo uma diversidade de alunos e culturas - imigrantes de vários países - e estão encontrando muitas dificuldades em lidar com isso, assim como encontramos aqui, onde a existência de vários "brasis", também com diferentes culturas, hábitos e costumes se faz presente, principalmente no ensino público; aqui também ainda estamos lutando pra aprender a lidar com isso e nos comunicarmos de forma efetiva;
- Os adolescentes mostrados no filme encontram-se bastante descrentes da importância da escola e do estudo, só se mostram motivados na hora do recreio e dos esportes, estão cada dia mais irônicos e agressivos com os colegas e com os professores, estão debochados, desrespeitosos e indisciplinados, já que aquilo tudo parece não fazer o menor sentido pra eles...... Até mesmo como reação ao estresse e desgaste do dia a dia, pois ser professor, na realidade atual, não está mole pra ninguém!
....não acreditam e só se interessam se for pra ganhar dinheiro de forma fácil e rápida, já que o imediatismo também impera.
É tudo fruto do capitalismo? Acho que só em parte. É fruto também das nossas contradições e do enorme desconhecimento que o homem ainda tem sobre o seu próprio funcionamento interno (emocional, psíquico, inconsciente...), o que o faz eleger inimigos sempre fora de si e permanecer em luta apenas contra estes, muitas vezes acabando por ser totalmente incoerente no que diz respeito ao que defende, repetindo e fortalecendo, sem perceber, a falsa dicotomia "teoria X prática", "razão X emoção", entre outras. Isso acontece frequentemente como, por exemplo, quando alguém defende a democracia e a justiça social e age de forma absolutamente intolerante e autoritária, sem conseguir ouvir ou respeitar quem pense diferente dele ou avalie as coisas de outra maneira. Sem dúvida é muito mais fácil seguir normas rígidas, ser autoritário, manipular (mesmo justificando pra si mesmo que é com a melhor das intenções...), julgar, rotular do que aprender a lidar com as diferenças, cooperar, trocar, estar aberto pra aprender sempre, fazer constantemente uma auto-crítica honesta, etc.
E outra coisa importante: o conhecimento é algo DINÂMICO, em constante renovação, fruto de novas descobertas, mas, no entanto, a escola ainda é tão arcaica que funciona na direção oposta a isso, apresentando conteúdos de forma estanque e cristalizada, sem interrelacioná-los e repelindo qualquer conhecimento novo que chegue a ela e que coloque em cheque alguns de seus paradigmas e vícios. ...
Me alonguei porque esse tema me entusiasma e o filme é realmente muito bom, tendo despertado essa necessidade de botar no papel e compartilhar com vocês.
NÃO DEIXEM DE VER O FILME!!!!!
Beijos para todos,
Regina Milone.

Somel Serip disse...

Regina Milone , olá !
Este comentário não é de um professor , é de um simples engenheiro - assim , peço desculpas se ele contiver algo fora da pedagogia atualizada !
Amiga , sempre considerei a sua profissão , se não a mais , uma das mais importantes ! Dela depende todas as demais , inclusive ela própria !
Tenho 58 anos , na minha época a professora primária acompanhava uma turma até o final do curso ! Tudo o que era para ser ensinado à turma , era ensinado por ela - A PROFESSORA ERA A RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE DO APRENDIZADO DA SUA EXCLUSIVA TURMA!
Quantas vezes a minha professora ficava , até mais de meia hora após o horário matinal , aplicando um "castigo" bem dado ! Ela conhecia tão profundamente cada aluno seu , que os tinha como filhos - por isto as mães e os alunos respeitavam sempre o seu modo de ensinar e de educar !
Naquela época , a profissão deveria ser mais valorizada e remunerada ... A dedicação era exclusiva !
Naquela época , os alunos iniciavam o curso , já sabendo que a Escola é lugar onde eles tinham que ter bom comportamento !
Com o passar dos tempos , creio firmemente : por estratégia política , a sua profissão tornou-se inviável para muitos , que possuem vocação nata mas , que escolhem outra profissão , pois necessitam se sustentar ...pois nem só de amor se vive !
Portanto , numa nova Era Pedagoga , seja qual ou quanto for , haverá um período de transição , de uns nove anos , para que tenhamos a nova geração de professores iniciando efetivamente a tal Era ...
Uma coisa é certa : uma pessoa que entra numa escola , consciente que ela está lá é para estudar , não pode ser prejudicado pelo mal-comportamento de seus colegas - ESTUDAR É UM DIREITO SIM , MAS O É PARA QUEM QUER ESTUDAR !
A Escola não é reformatório de delinquentes infantis ou infanto-juvenis !

Abraços à todos !
Somel Serip .
somelserip@gmail.com

Honrado Com a Sua Presença‼



Somel Serip


OBRIGADO POR SUA VISITA !
ESPERO QUE VOCÊ TENHA GOSTADO E SEMPRE VOLTE PARA COMPARTILHAR DESTE ESPAÇO E CONSIDERA-LO SEU TAMBÉM !

ABRAÇOS À TODOS !
SOMEL SERIP.